quarta-feira, 20 de maio de 2009

Fabulous Fiftie's

Os anos 50, deliciosa inspiração...
Uma década de inovação e esperança, de renascer das cinzas.
As mulheres, que após anos restritas pelo cinza das guerras (WWII e Korean War), aspiram reconquistar o seu papel feminino, delicado e sedutor, a moda espelha esse desejo.


Uma década que vê ressurgir os valores familiares tradicionais, lado a lado com o surgimento da revista Playboy, e o rock n' roll, é verdadeiramente um momento de viragem na História moderna.

(Elvis The Pelvis - fazia as meninas de família suarem debaixo dos seus vestidos rodados)

Actualmente, há um ressurgimento da estética fifties, da qual somos fãs, certamente pela graça, elegância e delicadeza que retiramos das fotografias, assim como das belas mulheres, e é delicioso mergulhar de uma forma nostálgica nos ambientes, circular entre as ruidosas saias, entre os jantares e bailes de debutantes... e os filmes permitem-nos isso.

(Férias em Roma - Audrey Hepburn em 1953)

Num momento em que mais do que nunca, se ansiava pelo futuro, esta década trouxe á luz as mais deliciosas comédias românticas, com charmosos protagonistas, belas donzelas em apuros, mas também criou os filmes de ficção científica...

(The Creature from the Black Lagoon - nunca, jamais se descurava o glamour, nem na presença de uma criatura vinda do fundo de um lago lamacento..)

O filme que se segue*, chama-se Design for Dreaming e é uma mistura do que mais deliciosamente doido se criou nos anos 50, junta publicidade, moda, design, futurismo, ficção científica, romance, musical, e como é lógico, recomendamos que vejam os fantásticos 9 minutos... (especialmente as cenas da cozinha, são hilariantes!)




*Vimo-lo pela primeira vez no espectáculo Grotox do Dançando com a Diferença, e não descansamos enquanto não o encontrámos...

Sem comentários: