quarta-feira, 13 de maio de 2009

Princesas no celulóide

Toda a mulher que se preze nascida nas décadas de 70 ou 80, tem esta imagem gravada no seu cérebro...
A cena do beijo do filme a "Bela Adormecida", tantas vezes passada nas nossas televisões, graças à maravilha do VHS alugado... trazida à vida pelas vozes dobradas de actores brasileiros, que com mestria interpretavam as canções e as personagens, tanto que a muitos de nós, ainda até há pouco tempo, estranhávamos as dobragens em português de Portugal...

(Cinderela - na nossa opinião, a mais inútil das princesas... vestido bonito, mas personalidade a precisar de cultivo)

Os filmes da Disney, principalmente os cujas personagens principais eram femininas, cativaram a nossa imaginação durante os nossos anos formativos, permitindo criar cenários, brincadeiras e ilusões bem típicas das meninas...

(A primeira e uma das nossas favoritas - Branca de Neve)

Numa altura em que o acesso a filmes para as crianças era muito restrito, salvo alguma rara ocasião muito esperada, ali por volta da época natalícia, era um acontecimento ir ao cinema. Reuniam-se todas as crianças da família e vestiam-se roupas bonitas e era-se avisado com antecedência para fazer silêncio total e não pôr os pés na cadeira da frente, era um dia especial.
Apagavam-se as luzes e...

(a corajosa e aventureira Ariel... o filme é um dos clássicos da nossa colecção de dvds)

A magia dos filmes 2d da Disney inundava-nos... nos dias seguintes cantarolávamos as músicas, recriávamos cenas dos filmes, pedíamos ao Pai Natal com muita força a Barbie Sereia, comprávamos os livros, fazíamos desenhos... era uma envolvência que nenhuma criança de hoje em dia experiencia, tanta que é a oferta de filmes para a sua idade.

(Mulan - a feminista )

Nós, saboreávamos aqueles filmes, que alguém tinha pensado para as crianças, mas que sempre faziam as mães limpar uma lágrima ou outra no final, com vagar porque sabíamos que tão cedo não haveria outro para ver naquela tela enorme.

(a eco-warrior das princesas Disney... Pocahontas)

Mais recentemente, a profusão de filmes para crianças diluiu a importância dos filmes Disney, já não têm a mesma importância para eles, como tinham para nós, no entanto, graças a uma operação de charme (e marketing) da Disney, as princesas tiveram uma makeover, (coisa muito frequente hoje em dia) fazendo renascer em muitas meninas, a fantasia Disney, muito semelhante á que vivemos nós há quase vinte anos atrás.

(laca, glitter e photoshop - os ingredientes da makeover do século 21 das Princesas)


As meninas de hoje em dia, provavelmente incentivadas pelas mães que cresceram com a Bela Adormecida e a Cinderela, fizeram renascer estas heroínas do nosso passado, com uma força enorme, mas o mundo actual pede uma nova princesa, igualmente bela, igualmente aventureira, um pouco rebelde, apaixonada, inteligente, e com gosto para vestidos compridos e tufados, mas que fuja um pouco do estereótipo da princesa que todos nós já vimos...
É com muita alegria e expectativa que esperamos então a chegada da princesa do século 21 da Disney...
Um regresso aos clássicos, á animação 2d, depois de tantos anos de espera, eis que chegam finalmente as primeiras imagens do filme "The Princess and The Frog", com uma princesa afro-americana que não tem medo de sapos, e que promete a sua dose de controvérsia, mas que levará muito público ás salas de cinema, pessoas que como nós, têm saudades da velhinha arte do 2d, e crianças que, habituadas á magia da Pixar e de outros, verão neste filme algo de novo.
Fiquem então com o trailer acabadinho de sair, do novo filme... promete!


Sem comentários: