terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Mocha Chocalata ya ya

Janeiro... aquele mês um pouco estranho em que os excessos da época festiva se manifestam através da renúncia a muitas das coisas que normalmente nos fariam ficar com água na boca.
Para muitos de nós, a ideia de chocolate, licores ou mesmo bolo, parece repulsiva, um pouco excessiva, vivemos este mês muito na base de comida mais simples, e temos que admitir, se calhar um pouco aborrecida.
Nós...vítimas do mesmo sintoma, havíamos decidido por este mês, manter as nossas receitas mais ligeiras, afastarmo-nos um pouco do nosso favorito de todos os tempos... o chocolate.
Por esse motivo, numa ocasião em que tivemos uma encomenda para um aniversário, ponderamos todas as hipóteses típicas de Janeiro: frutas, massas integrais, coberturas básicas... e concluímos que o chocolate é simplesmente incontornável... ora não se dissesse:

"Other things are just food. But chocolate's chocolate."
                 Patrick Skene Catling

Então, e como surpreender (e muito importante para nós... inovar) com chocolate? A nossa receita preferida de bolo de chocolate, é a testada e mais do que aprovada Devil's Food, que nunca decepciona.
O nome deste bolo, achamos que fala por si, é quase demoníaco de tão maravilhoso, tão fofo e profundamente aromático, tão... chocolate...


Cupcakes de Devil's Food , assim começou... e como cobertura? Um pouco de brainstorming, e apercebemo-nos que seria bastante arrojado juntar á clássica cobertura de buttercream, de chocolate, (outro clássico), o rico e sofisticado aroma do café.


E para aprofundar ainda mais os sabores... outra luxúria... Irish Cream.
Este licor de natas aveludado, confere aos aromas do chocolate e do café uma riqueza e suavidade inconfundíveis, e o buttercream adquire uma textura gulosa, perfeita para conjugar com o Devil's Food.

Estes cupcakes são perfeitos para espantar aqueles que dizem que cupcakes são para crianças, que são coisas pouco sofisticadas, e são especialmente dedicados aos os amantes de chocolate, aos amantes de café... enfim, para todos os (adultos) que gostam de cair no pecado da gula de vez em quando... sem culpa.

Sem comentários: