quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Cheap Classics

Se a H&M e a Zara são as fast fashion, a Penguin Classics é a fast publisher
A ideia por detrás deste departamento da gigante editora Penguin,  é trazer os clássicos das bibliotecas poeirentas para as colecções do comum dos mortais. Para nós, são a melhor invenção de sempre: livros baratos, com títulos que não se encontram normalmente abaixo dos 20€, e com bom aspecto. 
As edições clássicas da Penguin são estas abaixo, que a maioria das pessoas reconhece: 
Mas há alguns anos, deixaram de ser utilizadas, com grande pena nossa, que adorávamos o seu charme vintage...por estas, que, temos que admitir, também são bem giras:
Os preços rondam os 2 a 4€, logo, são muito acessíveis, e temos que admitir que nos tem permitido ler algumas histórias por mera curiosidade, algo que as edições comuns, em língua portuguesa, não nos permitem muitas vezes. Pena é que, como seria de esperar, as edições não são muito duráveis, e estragam-se facilmente.
Felizmente do outro lado do espectro, há isto:
São edições luxuosas dos mesmos clássicos, pela mesma editora, com direito a capas cobertas com tecido, e impressões e papel de elevada qualidade, em Londres vimo-los algumas vezes, e inclusivamente na nossa Fnac, são tão bonitos e especiais que dá vontade de os coleccionar também.

Sem comentários: