quarta-feira, 18 de maio de 2011

Day at the Museum

Hoje é o Dia Internacional dos Museus, e sempre que temos oportunidade, aproveitamo-lo, não necessariamente porque as entradas são gratuitas, (afinal os bilhetes por estes lados não tendem a superar os 5€, muitas vezes nem chegam a metade disso), mas porque gostamos do movimento e da variedade de pessoas que aparecem pelos museus neste dia.
O nosso itinerário imaginário para a tarde de hoje: 

* Universo de Memórias - Na bonita e histórica zona alta da cidade, na Calçada de Sta Clara, e estabelecido num espantoso solar do final do século XIX, tem uma colecção pessoal, adquirida ao longo de vários anos, e à volta do mundo, pelo grande incentivador das artes na Madeira, João Carlos Abreu. Os nossos favoritos:  a exposição de chapéus e de joalharia.

*Por puro prazer, um chá na cafetaria do Museu Quinta das Cruzes, mesmo em frente do Universo de Memórias, debaixo da sombra das árvores centenárias, e com a melhor vista sobre a cidade... 

*Regresso ao centro da cidade, no Museu de Arte Sacra, (que decide estar sempre fechado quando tentamos lá voltar) ,  mas que tem uma excelente colecção de Arte Flamenga (não Flamenca) e de joalharia religiosa que adoramos rever. 

* Se os pés permitirem, uma ida à Zona Velha da cidade, que ultimamente anda a fervilhar com actividade artística, e ao Museu de Arte Contemporânea, no Forte de Santiago, com o mar mesmo ali, esse museu, um completo desconhecido para nós, que andamos a prometer lá ir, sem nunca cumprir...

Sem comentários: