sábado, 24 de abril de 2010

Delícias Ficcionais

Somos cinéfilas, e de vez em quando há uma personagem que nos salta à vista e que torna um filme especial. Ao pensar sobre filmes que retratam chefes de cozinha e pasteleiros, começamos a fazer uma lista mental, e não é que há muitos? 

O primeiro, e na nossa opinião, um dos melhores, é o clássico Sabrina, de 1954, protagonizado pela Audrey Hepburn...
Que em plena década de 50, nos faz sonhar com Paris, com as famosas escolas da Cordon Bleu, e com a ideia glamorosa de aprender a cozinhar na cidade que inventou o conceito de gourmet. 
Mais recentemente, outro ícone, Juliette Binoche encarnou Vianne, uma mulher que parece saída de um conto de fadas, no filme Chocolat... 
Um filme que nos transporta à infância, nos faz salivar com tanto chocolate, e ainda por cima, é uma adaptação do fantástico livro da Joanne Harris ( que recomendamos)... e se precisarem de uma desculpa para o ver, tem o Johnny Depp, ok?
Agora, dois filmes que adoramos, mas que são desconhecidos para muitos : 
O filme Run Fatboy Run, uma comédia doce, com um cheirinho a british humour,
Onde a lindíssima Thandie Newton tem uma pastelaria com o nome muito sugestivo de "Libby's Nice Buns"... 
E o Stranger than Fiction, onde o Will Ferrel (muito mais contido do que é costume) é uma personagem criada pela voz da maravilhosa Emma Thompson... 
E onde a fabulosa Maggie Gyllenhaal tem uma pequenina pastelaria, de onde saem deliciosos cookies constantemente... (adoramos a sua filosofia de que a boa comida faz as pessoas felizes).
Recentemente, vimos o Julie&Julia, com uma das nossas actrizes favoritas, Meryl Streep, que encarna com uma enorme graça, a um pouco doida e exagerada, Julia Child: 
E claro, é impossível não nos identificarmos com a história de Julie, a blogger... por motivos óbvios. 
Mas o filme que mais nos fez sonhar com a arte da cozinha, foi sem dúvida, o Ratatouille, é tão mágico...
 
Mostra todos os rituais e cerimónias que a boa comida merece, e o Remy, apesar da sua "condição" de rato, consegue ser mais convincente como chef do que muitos...

E agora, para terminar, duas menções especiais: 
Da série Friends, a hilariante Monica Geller, que como chef que se preze, tinha sempre um frigorífico recheado de delícias, para a felicidade dos restantes amigos...
E da sitcom How I Met Your Mother, a personagem (transitória, não permanente), Victoria, que nos chamou à atenção,
Porque apesar de ficcional, era dona de uma loja de cupcakes verdadeira, a ButterCup BakeShop... curioso, não é?

3 comentários:

A Madeirense disse...

Bem me lembro o quão difícil foi ver o filme Chocolat.Tanta coisa boa a passar incluindo aquele cigano jeitoso do Johnny.

Alcindo disse...

;) cinema & cupcakes, nice one!

PetitPlaisir disse...

Melhor do que cinema & popcorn :P