quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O Natal já não é o que era

Este ano decidimos que seria uma boa ideia fugir às pessoas, ao stress e à loucura dos últimos dias antes do Natal e tratar de comprar alguns dos presentes por estes primeiros dias de Dezembro.

Fazemos parte de famílias em que as crianças são cada vez menos, logo, são extremamente estragadas com mimos nesta altura do ano, e quando um dos miúdos escreve na sua carta ao Pai Natal, que queria o "Esconderijo na Floresta" dos Gormiti, ficamos de olho atento para descobrir e comprar esse mesmo brinquedo. Não sabemos se os nossos leitores sabem o que são Gormitis, mas nós pelo menos, assumimos que se tratavam de gnomos fofinhos que brincavam numa floresta... e estávamos muito enganadas...
Isto são Gormitis... e o seu esconderijo na floresta é uma árvore é pouco mais do que um monstro de plástico com umas semelhanças remotas a uma àrvore...nada parecido com o que tínhamos imaginado, e nem por um segundo imaginámos que uma criança com 7 anos achasse piada aquilo...

Isto obrigou-nos a pensar como o tempo tem mudado o Natal, como éramos mais inocentes, mais ansiosas pelo Natal, afinal, além dos aniversários, era a única altura em que recebíamos presentes, e como aquela época parecia tão mágica, tão perfeita, e nem havia Pais Natais nos centros comerciais para confirmar as nossas crenças no velhinho de barbas brancas..
Para nós, claro que o melhor eram os presentes, e alguns, inevitavelmente, ficaram nas nossas memórias...
Os favoritos foram sempre as bonecas... afinal éramos meninas, e as meninas desejam sempre mais bonecas.
As favoritas, os bebés chorões, que no auge dos anos 80 tinham uma evolução maravilhosa...pequeninos discos de plástico que as faziam chorar mesmo! Recordamos com nostalgia especialmente um Natal em que recebemos duas bonecas da mesma colecção, (graças a um parentesco quase inventado que possuímos), tão parecidos que dir-se-ia serem bonecos da mesma família, um menino e uma menina, desses maravilhosos, que tanto choravam, como num minuto seguinte, bastava mudar o disco de lado, e já se riam às gargalhadas... passaram a ser os favoritos em questão de minutos.


Outra menção que tem que ser feita, quando falando de presentes de Natal, são as Barbies, incontornáveis para todas as meninas da nossa década, e cada vez mais negligenciadas nas prateleiras pelas meninas de hoje em dia, provavelmente porque não se mantiveram fieis ao seu glamour e intangibilidade que nós tanto adorávamos, e cada vez mais se parece com as outras bonecas... para nós, foram horas e horas em que protagonizavam as nossas brincadeiras, mas hoje, deixaram de ser estrelas, para ser raparigas comuns, perdeu-se a magia.

Para as crianças de hoje, o Natal não é o mesmo que foi para nós, mas certamente ainda retém aquela magia... pelo menos é o que desejamos, que essa magia não se perca.

1 comentário:

V@NUSK@ disse...

Não me falem em Gormitis, porque eu até já tenho pesadelos com estes pequenos "grandes monstros".
E olhem lá que a minha cria só tem 4 anos, mas reconheço que quem tem culpa somos nós Pais.
Que saudades dos comboios de latão, dos bébés chorões que duram e duram, não sao como estes que qualquer coisinha já se foi. de me fartar de jogar ao Monopólio, ao Bingo a feijoes ou grao de bico (o que havia)ENFIM... beijinhos e Festas Felizes.