quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Falta um mês...

Passou o Halloween, passaram os nossos respectivos aniversários, (25, que idade estranha...), já há luzes por toda a cidade, (por enquanto, ainda apagadas), e o mês de Dezembro está aí ao virar da esquina, é impossível não pensar que o Natal está a chegar.

Adoramos esta altura do ano. Os mais pessimistas dizem que o Natal é uma época de pura hipocrisia, de gastos excessivos e de manifestação de sentimentos através de coisas, mas para nós, é muito maior do que os presentes, do que as aparências, é um conjunto de pequenos actos que nos aproximam das pessoas.
A magia do Natal contagiou-nos na infância, com os brilhos, as luzes, os mitos, os presentes muito desejados, e especialmente com os rituais.

Quem vive na Madeira principalmente, sabe como são importantes os rituais natalícios, o sair de
casa para de propósito para ver as luzes, o passear na marina ao início da noite,com narizes vermelhos do frio, as visitas aos amigos, o regresso dos que estão longe, a noite do Mercado. Estes ritos ensinam-nos a aproximarmo-nos dos que gostamos, e os presentes, (quem sabe graças à cr*se), passaram a ser menos dispendiosos e mais sentimentais...
Esta semana a falar sobre este assunto, apercebemo-nos de que muitas das nossas tradições são heranças familiares, com raízes nas avós, e outras são mais recentes, inventadas por nós, como forma de reunir a nossa outra família, a família escolhida, os nossos amigos.

Algumas das nossas favoritas incluem...


Estrear um pijama, pantufas, e meias na Noite de Natal... e preferencialmente passar o dia de Natal , ou um dos dias seguintes, enfiadas nele a rever alguns dos nossos clássicos natalícios imprescindíveis, como o The Grinch, ou o Just Friends...

Um já mítico jantar no dia 23 de Dezembro na casa da Summer, que termina normalmente com uma complicada e épica viagem até ao Mercado, ou (como no último ano), a cantar canções de Natal em frente da tv, alegremente regando a cantoria com licor de café, enquanto chovia a potes lá fora...

Acordar cedo na manhã de Natal e tomar um pequeno almoço reforçado, muitas vezes com comida imprópria para pequeno almoço...(conhecemos pessoas para quem Natal de manhã sem hamburguers, não é Natal... ) que tem obrigatoriamente que incluir uma chávena fumegante de cacau quente.

Ou homenagear e recordar as avós, confeccionando as famosas "broas" de Natal, que são cada vez menos, as tradicionais de mel ou de limão, mas cujo perfume ainda invade as nossas casas, e que fazem as delícias de quem nos visita...

Todas estas e tantas mais tradições que fazem o nosso Natal... e vocês, caros leitores, o que vos desperta o espírito natalício?

Sem comentários: