domingo, 11 de outubro de 2009

Brincadeiras de criança

Esta semana foi longa, e apetecia-nos algo descomplicado.
Já tínhamos reparado que nalguns supermercados, havia uns aparentemente apetitosos petit gateaux de chocolate, que se colocavam no microondas e que pareciam feitos na hora... era mesmo isso... simples e imediato e ainda por cima de chocolate.
Apetecia-nos tanto comer chocolate...

Mas depois um pensamento... estamos mesmo a comprar um bolo congelado?
Para descongelar no microondas? Será este um dos sinais do fim?
Escusado será dizer que nos dirigimos imediatamente à secção dos chocolates (sigam o nosso conselho, não comprem chocolate para culinária na secção de chocolate de culinária...) e lá estava o fiel e delicioso 70% de cacau, que trouxemos para casa, para fazer os petit gateaux de raiz...
Um pouco de pesquisa, e lá encontramos todas as receitas possíveis de petit gateau, crying chocolate, molten chocolate ou fondant de chocolate, como lhe quiserem chamar...e escolher uma não foi dificil, seria a que levasse mais chocolate e menos tempo...

E foi como regressar à infância, sentadas na cozinha, o aroma do chocolate a tomar conta do ambiente, uma receita simples, bons ingredientes, uma tigela e uma colher de pau, e principalmente a vontade de provar aqueles bolinhos delicados.

Mas como já somos crescidas, com a vantagem de que ninguém nos poderia dizer que ficávamos com dores de barriga se lambêssemos a tigela... porque já não íamos acreditar.
Mal podíamos esperar por ver o resultado...
E ei-lo.

Verdadeiramente decadente. Estes petit gateaux têm apenas duas exigências : pedem o melhor chocolate possível (mínimo 70% cacau) , e uma estadia rápida e muito quente no forno, para que se crie aquela camada exterior de bolo, e no centro fique aquele centro que parece um ganache ou uma mousse, e como a receita sugere que se consumam ainda mornos, para uma experiência ainda mais decadente... tínhamos que seguir à risca esse mesmo conselho.

Esta foi uma boa lição, a de que mais vale um pouco de trabalho, para uma experiência verdadeiramente gratificante. Temos a certeza que se tivéssemos comprado os do supermercado, seriam facilmente esquecidos, estes podemos garantir que serão recordados e que a receita será repetida e experimentada muitas mais vezes.

*E já agora, um piscar de olhos à nossa amiga Summer, por este post - temos saudades!

Sem comentários: