domingo, 16 de agosto de 2009

Os Pré-Rafaelitas: Uma breve lição de História da Arte

Porque nem só de bolos vivem os nossos fiéis leitores, decidimos que seria interessante, ocasionalmente, falar de coisas diferentes, e graças ao conhecimento (quase) enciclopédico acerca de História da Arte e da Moda de uma de nós, (uma pista, não é a que adora vestidos com bolinhas...), propomos uma série de artigos esporádicos sobre o que nos inspira, de uma forma muito abrangente, e começamos hoje, com um artigo sobre os Pré-Rafaelitas...


(Ophelia - Millais)

Os Revolucionários - como podem ser descritos John Everett Mallais, William Holman Hunt e Dante Gabriel Rossetti - formaram a irmandade Pré-Rafaelita como forma de protesto à arte britânica produzida durante o início do século XIX, que consideravam preguiçosa, previsivel e aborrecida.
De facto, a arte a que se opunham, tratava de representar paisagens, naturezas mortas e querubins, logo não é dificil simpatizar com a sua causa e ponto de vista...


(The Beloved - Rossetti)

Assim, causaram grande alvoroço entre os artistas, os conhecedores e os críticos de arte da época - o próprio Charles Dickens catalogou um dos quadros de Millais de grotesco.
Eram deste modo, alvo de chacota e desprezados pela Royal Academy of Arts, até ganharem o respeito de John Ruskin, homem cuja visão e opinião era respeitada, admirada e consequentemente seguida.

(Gather Ye Rosebuds - J.W. Waterhouse)

O estilo dos Pré-Rafaelitas quebrava com os cânones utilizados pelo grande pintor Rafael, que se haviam estabelecido como a forma correcta de pintar.
O crescente desprezo pelas regras académicas levou-os a representar temas do quotidiano, frequentemente expressando um fascínio pelo papel das mulheres na sociedade da altura (e pelo ideal de beleza etéreo de tez clara e cabelos ruivos), através da escolha das figuras femininas retratadas.

(The Briar Rose - Edward Burne-Jones)

Deste modo, assistiu-se a um regresso aos temas retirados da literatura, da bíblia e do folclore medieval, trazendo no entanto, um novo realismo à arte, ao representarem de modo fiel e detalhado, as espécies botânicas, assim como as formas e proporções do corpo humano até ao mais minúsculo fio de cabelo...

Sem comentários: