quarta-feira, 6 de maio de 2009

O negócio dos sonhos

Se há marcas que possuem a capacidade maravilhosa de nos vender sonhos, de nos envolver em fantasia, e que se encontram sempre rodeadas de um quase misticismo, a Chanel é uma delas...

(anel de platina, com diamantes e ónix... é melhor nem perguntar o preço...)

Numa perspectiva realista, e extremamente inteligente, (dado que uma peça Chanel custa o equivalente a um braço e uma perna) , há que colocar ao dispor do público uma gama de produtos a um preço acessível, para partilhar a ilusão de luxo, e para não marca não depender de noveaux riches nem de velhinhas socialites...
É nessa linha de negócio, que surgem os acessórios...

As malas, que normalmente custam entre 2000 e 3500€, mas que vistas como um investimento, conseguem ser acessíveis a um público algo vasto... e os óculos de sol, as linhas de maquilhagem, a underwear, até (quem diria) as collants, que a aproximadamente 50€ o par...

Conseguem estar ao nível da bolsa da maioria das fashionistas...
Mas há um produto que em número de vendas, bate todos os acessórios, todas as invenções... (a sério, precisávamos mesmo de uma prancha de surf Chanel?...)
e que nenhuma mulher jamais prescinde... o seu perfume.
A Chanel especializou-se em vender uma imagem... romance, aventura, um pouco de atrevimento e muito glamour, e nada mais espelha essa mesma imagem do que os já míticos anúncios publicitários do igualmente mítico Chanel nº5 (ou numéro cinq, se formos mega pretenciosos... )

Tudo começou com um Capuchinho Vermelho muito unusual... com a deliciosa música do Danny Elfman:




Depois, uma mega produção de sonho com a realização do fabulous Baz Luhrman, e a Nicole Kidman... e ele... (suspiro...)



E mais recentemente, uma fantasia romântica no Orient Express com o duo dinâmico de Amélie, Jean-Pierre Jeunet (atrás das câmaras), e Audrey Tatou (a brilhar como sempre)



O resultado de tanto investimento, além de uma obra de arte, resulta numa cobiça, num desejo, que por mais inconsciente que seja, surge nas mulheres que são alvo da publicidade... o desejo de replicar essa mesma magia que nos prende ao ecrã.
A equação é bem simples...

Chanel nº5 + romance, aventura e pele orvalhada e impecável= onde posso comprá-lo imediatamente?

Nós, apesar de fãs da marca e dos anúncios/obras de arte, ainda não cedemos a essa tentação... apenas e apenas porque o perfume em questão não nos agrada...

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