sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

2012 Favourites : Movies

Mais um dia, mais uma lista de preferidos do ano. Hoje falamos de filmes. Somos cinéfilas, mas cada vez mais exigentes, são cada vez menos os filmes que nos fazem gastar os seis euros e tal do bilhete do cinema, se calhar por isso foi muito fácil fazer esta lista. 
A primeira coisa que temos a apontar é óbvia, são todos filmes de época. A segunda é que três deles são trágicos, dois baseados em obras primas da literatura, e ainda, que todos têm heroínas imperfeitas, humanas e cheias de falhas. Devemos estar a ficar sensíveis... 

O Anna Karenina foi uma surpresa agradável, porque além de ter lido o livro, já tínhamos visto o filme dos anos 90, com a Sophie Marceau e sinceramente, achamo-lo demasiado extenso e dramático, mas este update fez bem à história, tornou-a mais teatral (hah!) e o foco ficou nas personagens, e na tragédia. 
Já o A Royal Affair era um desconhecido, rodado na Dinamarca, e falado na língua nativa, foi uma pérola que descobrimos recentemente, (foi lançado em Abril), e tem guião, fotografia e performances dignas dos melhores filmes da BBC. Que temos um fraquinho por drama histórico, não é surpresa para ninguém, logo, passou à lista dos preferidos em três tempos. 
Quanto ao Brave, era um daqueles filmes que sabíamos de antemão que íamos gostar, desde o primeiro trailer, em que a Merida anda a correr pelos moors escoceses com aquele cabelo que é uma personagem em si... mesmo que a história fosse uma seca íamos vê-lo. 
Por último, um bocadinho de aldrabice da nossa parte, (porque sejamos francas, 2012 foi um ano fraquinho em filmes), um filme de 2011 que vimos em 2012, o Wuthering Heights, uma versão tão estilizada e delicada que mais parece um ensaio fotográfico do que um filme. A história é a mesma, um Heathcliff cruel e uma Catherine teimosa e frágil, mas nesta versão, as personagens parecem misturar-se com a neblina, com a chuva e com a floresta. Recomendamos vivamente. 

Que 2013 traga melhores filmes... 

Sem comentários: