terça-feira, 6 de novembro de 2012

Let's Get Frugal

Frugalidade, temos que admitir, não é uma das nossas maiores virtudes. 
A coisa mais próxima de frugalidade que praticamos, é o hábito de tentar prever o uso de cada peça, e a sua relação qualidade/preço, e ver se vale a pena o investimento. Será que conta? Mas os tempos obrigam, e frequentemente há situações que nos deixam a pensar que temos que começar a treinar... 
Como esta, cortesia da New Look: 
Todas sabem que somos fãs da varinha mágica que é o Touche Éclat da YSL, mas está todas as estações uns trocos mais caro. Será que a versão super low cost da Kelly Brook para a New Look é um bom substituto? Conforme  a nossa experiência, não. Porque o Touche Éclat é único e ninguém o consegue imitar. O custo de 3.99€ deve traduzir-se num corrector ou iluminador de pouca qualidade que vai ser usado uma vez, (e além disso, a New Look nem é uma marca de cosmética).  Já o nosso velho amigo Touche Éclat, que é de uso praticamente diário, dura uns 8 meses em média, ora conta mental (mentira, fomos à calculadora), e conclui-se que o uso diário custa uns 10 cêntimos por dia. Vale o investimento. 
Mas noutro espectro... 
Para quem não conhece, os Chubby Sticks são uma criação da Clinique, que são assim um misto de bálsamo hidratante e batom com cores suaves. A única diferença entre isto e um Labello de cereja ou um lip balm da Body Shop é a forma de lápis, e o preço. Custam em média 20€. Quando a Kiko, (nossa marca adorada, de cosméticos de excelente qualidade e preço reduzido), cria uma versão da mesma coisa, mas com cores mais intensas, e quase um quarto do preço, podem ter a certeza de que a diferença de preço quase não vai ser notada. Vale a pena poupar. 

Esta forma de comprar, comparando, pensando e reflectindo minimamente sobre essa decisão, evita alguns problemas com a qualidade e com a acumulação de montes de coisas que não se usam,  porque já diziam as avós, por vezes o que é barato sai caro. 

Sem comentários: