quinta-feira, 5 de abril de 2012

Great Expectations

Quem nos quiser ver felizes da vida, que nos dê um cartão de crédito e nos deixe à solta num shopping, basta chegar-se pertinho de nós carregado de mini-séries ou filmes de época da BBC. Sim, aqueles baseados em clássicos, que os miúdos vêem para não ter que ler os livros e que todos os anos são debitadas pela altura do Natal, as chamadas Costume Drama. Os nossos favoritos são as que se baseiam em livros da Jane Austen ou das Bronte, mas também gostamos de Charles Dickens, Thomas Hardy e Oscar Wilde, e basicamente tudo o que aparecer do género. Gostamos do drama, da complexidade das personagens, dos guarda-roupas e principalmente de passar todo o tempo a comentar se o que se passa no ecrã é coerente com o que o autor escreveu no livro. Pois... pode ser a ideia de inferno para muitos, mas para nós é uma tarde bem passada. 
A mais recente?
Great Expectations, de Charles Dickens. 
Que como muitos dos livros do autor dá um grande ênfase à época natalícia, então a BBC passou-o na tv no Natal passado. É uma história um pouco obscura, de manipulação e engano, e que mostra como o dinheiro pode mudar a vida das pessoas,  que tem uma personagem central icónica, uma mulher que foi abandonada no altar em jovem, e que anos mais tarde, continua a deslizar pela enorme mansão onde vive, com o vestido de noiva, a Miss Havisham, que é interpretada pela Gillian Anderson,  (a Scully dos Ficheiros Secretos...), e muito bem, para nossa surpresa. 
E descobrimos que este ano, uma nova adaptação do mesmo livro chegará aos cinemas, desta vez com a fabulosa Helena Bonham Carter no mesmo papel, que temos a certeza, irá superar a menos excêntrica Gillian Anderson.
Para nós, quantos mais filmes e séries do género, melhor... so, keep 'em coming!

Sem comentários: