segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Badass

Por mais que puxemos pela cabeça não conseguimos encontrar uma palavra melhor do que Badass para descrever a personagem Lisbeth, do filme The Girl With The Dragon Tattoo... 
Era um filme que queríamos muito ver, e depois de ouvir maravilhas dos livros, ainda mais, mas  desconhecíamos o enredo quase na sua totalidade, e isso foi óptimo, foi uma boa surpresa. Como devem saber, este é o primeiro de uma trilogia de filmes baseados nos livros Millenium, do sueco Stieg Larsson, realizados pelo David Fincher, o que garante imediatamente ambientes atmosféricos e histórias complexas. 
O filme tem um elenco recheado de nomes de luxo, mas a quase virtualmente desconhecida Rooney Mara rouba o foco, numa heroína moderna completamente cativante, uma sociopata, com um passado obscuro, que nos prende ao ecrã desde o primeiro minuto, e que nos faz torcer por ela em todos os momentos. 
A história passa-se na Suécia (e foi filmado em Estocolmo), e adoramos a fidelidade aos ambientes urbanos escandinavos, às linhas arquitectónicas limpas, alternando constantemente entre a sensação de frio da rua e a de conforto quente dos interiores, e a história é muito inteligentemente tecida , de tal modo que queremos sempre saber mais, mas nunca perde o prumo,  leva o seu tempo a desenrolar-se, e termina sem deixar pontas soltas ... 
No fim do filme, mesmo com todas as histórias reveladas, e depois de quase três horas de filme, ainda ficamos com vontade de ver mais, de conhecer melhor aquela personagem, e se tivéssemos oportunidade, já teríamos visto o segundo filme, de uma só assentada. 
Como filme novo, só em 2013, os livros já estão na nossa lista de "a ler"... 
E para terminar, não resistimos a rever a sequência de abertura do filme, com a versão uber-cool da Immigrant Song dos Led Zeppelin: 




PS: E já agora, porque não dar uma vista de olhos na colecção que a H&M lançou em Novembro, baseada na personagem? Aqui

Sem comentários: