sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Birkin's Anatomy

Ontem vimos este vídeo no site do Público, (não conseguimos incoporá-lo cá mas vale a pena ver), sobre a arte (ou será Arte?) que é a construção de uma mala Birkin da Hermés. 
Toda a peça é construída manualmente por um artesão que demora até 50 horas desde o início até ao fim, cheia de materiais preciosos, detalhes meticulosos, e amor à arte. E é em momentos como este em que nos ocorrem aquelas ocasiões em que fomos apresentadas à tentação de adquirir uma mala falsa, seja ela numa feira, com um vendedor de ar duvidoso, ou abrigadas pela falsa segurança da Internet. Já nos deparamos com essas situações, mas acabamos sempre por resistir, porque a compra de um objecto de luxo, traz implicações éticas consigo, e dispensamos a dor de cabeça e o peso na consciência. Ao possuir uma mala falsa, desconhecemos as suas origens, e nunca sabemos quanto tempo esse mau investimento pode durar, enquanto que uma mala destas traz um verdadeiro bilhete de identidade, e garantias quase vitalícias. 
No entanto... jamais compraríamos uma Birkin nova, mesmo que tivéssemos os 15.000€ que custam, porque sinceramente, teríamos medo de a manchar com gelado ou molho de batatas fritas (vocês não teriam?), e pelo mesmo valor,  preferíamos comprar umas dez ou quinze destas,  ou destas, para ir variando...

Sem comentários: